segunda-feira, 30 de abril de 2018

COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS: 7 DICAS DO WILLIAM DOUGLAS

Você conhece o Prof. William Douglas? Se sim, você sabe que ele é autor do famoso livro Como Passar em Provas e Concursos. Além de Professor o William também é escritor com vários livros sobre a temática sucesso, concursos, produtividade, etc.
Nesse artigo eu separei 7 dicas essenciais do William Douglas para que você passar em provas e concursos.
Inclui junto algumas maneiras de você colocar em prática as dicas, para você começar hoje mesmo a estudar e aprender com eficácia e conquistar sua aprovação.
Todas as dicas que você vai ler aqui foram extraídas do livro Como Passar em Provas e Concursos do Professor William Douglas, para conhecer mais sobre as obras do William Douglas Clique aqui.
Boa leitura…
Uma breve biografia do William Douglas.
William Douglas é formado em direito pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, professor universitário e também escritor.
Possui larga experiência na realização de provas e concursos públicos sendo:
  • 1º colocado no Concurso Público para Juiz de Direito/RJ.
  • 1º colocado no Concurso Público para Defensor Público/RJ.
  • 1º colocado no Concurso Público para Delegado de Polícia/RJ.
  • Entre outros…
Com certeza uma grande fonte de inspiração e ensinamento para diversos concurseiros e também quem está iniciando nos estudos agora.
Fonte da biografia: Site William Douglas
Bem, agora vamos as dicas do Prof. William Douglas para você conquistar a aprovação em provas e concursos.
Dica #01 – Saber fazer provas é diferente de saber a matéria.

http://estudareaprender.com/wp-content/uploads/2017/01/como-passar-provas-concursos-1.jpeg?x57889
O Prof. William Douglas alerta para um dos maiores problemas que um estudante pode cometer ao iniciar seus estudos para concursos. De acordo com ele:
“Uma coisa é saber a matéria, outra coisa é saber usá-la; uma coisa é saber a resposta, outra coisa é saber comunica-la”
Ficar apenas estudando teorias, ou lendo matérias não irá resolver seu problema quando o assunto é prova ou concurso. É preciso praticar.
Existem pessoas que sabem muito de um assunto, mas saem mal em provas justamente por não aprenderem como realizar uma prova com eficácia. Por isso atente-se para a prática de atividades.
Dica prática para saber fazer provas
Uma dica que posso dar a você e que irá ajudar muito resolver esse problema é responder muitas provas antigas dos concursos ou bancas que você escolher.
Com o tempo sua habilidade em responder questões melhora mais e mais, e você ultrapassa o conhecimento da matéria e passa a fazer provas com eficácia.
Dica #02 – Concurso não se faz para passar, mas até passar.
http://estudareaprender.com/wp-content/uploads/2017/01/como-passar-provas-concursos-2.jpeg?x57889
Essa com certeza é uma das frases mais conhecidas do William como ele mesmo escreveu:
“Essa é a regra de ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um objetivo e tenha persistência necessária para alcançá-lo. “
Logo depois ele conclui:
“Você pode acumular concursos em que não passou, mas bastará uma aprovação para ‘resolver’ o problema”
Ao invés de ficar ansioso para passar no concurso logo, tenha em mente seus objetivos, e mantenha a persistência é isso que fará o diferencial na sua aprovação.
Dica prática para fazer concursos até passar
Ao invés de ficar pensando em passar logo no concurso, estabeleça um objetivo e permaneça firme nesse objetivo até conquistar sua aprovação.
Se você ainda não estabeleceu um objetivo saiba que isso é primordial. Faça a leitura do guia completo de como estudar para concursos aqui.
Esse guia ajudará você a dar o passo inicial para sua aprovação e estabelecer corretamente seus objetivos.
Dica #03 – Aumente sua inteligência para passar em provas e concursos
http://estudareaprender.com/wp-content/uploads/2017/01/como-passar-provas-concursos-3.jpeg?x57889
“Inteligência é a capacidade de adaptação. Inteligência é a capacidade de buscar felicidade.”
Se você pensa que é incapaz ou que não tem inteligência, você está errado. Todos temos capacidade e inteligência para passar em provas e concursos.
Você tem a capacidade necessária para começar a estudar e aprender, o que é preciso fazer é apenas dar o primeiro passo e estudar mais e com isso aumentar sua inteligência.
Aprovação em provas e concursos tem mais a ver com a disciplina e a determinação de estudar todos os dias do que com inteligência. Existem pessoas muito inteligentes que sempre saem mal em provas, enquanto outros com persistência conquistam a aprovação.
Além disso…
Cada pessoa tem seu tipo de inteligência, o que o Psicólogo Howard Gardner chama de inteligências múltiplas. Você precisa descobrir qual seu tipo de inteligência e sua melhor forma de aprender.
Dica prática para desenvolver sua inteligência.
Recomendo que você procure fazer o teste de múltiplas inteligências do Dr. Gardner para descobrir qual sua melhor maneira de aprender.
Isso ajudará você estudar com mais animo e qualidade, além de facilitar seu aprendizado para desenvolver ainda mais sua inteligência.
Dica #04 – Estude menos e aprenda mais.
http://estudareaprender.com/wp-content/uploads/2017/01/como-passar-provas-concursos-4.jpeg?x57889
“Estudar muito não é uma questão de número de horas, mas de número de horas realmente aproveitadas. “
Eu vejo muitos estudantes que acham que suas horas de estudo não são suficientes. Querem sempre estudar mais e mais, até então sem problemas.
A questão é quando o estudante se preocupa mais com o tempo de estudo do que com a qualidade do aprendizado.
Não adianta nada você passar 5 ou 6 horas estudando direto e ter um aproveitamento de 40% do que está estudando. Um mesmo estudante que estudou apenas 2 Horas, mas que teve um aproveitamento de 100% se sairá muito melhor na prova.
Isso se chama produtividade. Para você entender melhor, o site conceito.de tem uma definição bem interessante de produtividade:
“Associa-se a produtividade à eficiência e ao tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema. “
Portanto…
Não fique preocupado se você tem apenas 2 horas para estudar por dia, se estiver estudando com produtividade, seus resultados serão excelentes.
Dica prática para estudar menos e aprender mais.
O William Douglas escreveu que:
“A partir da consciência própria do que está acontecendo, será possível corrigir nossa concentração e nossa qualidade de estudo para aproveitarmos cada minuto, e, se possível, multiplicarmos nosso desempenho. Isso é ser inteligente”
Portanto…
Você deve estar atento a qualidade da sua concentração. Uma dica bem legal é você ter um diário de concentração, você anota ali qual sua nota para a concentração no dia, pode ser de 0 a 10.
Cada dia você fica atento, com essa prática constante de olhar a si mesmo, você perceberá que sua concentração melhorará gradativamente.