terça-feira, 14 de junho de 2016

Um pouco mais sobre concursos públicos: É seu primeiro Concurso? Veja algumas dicas essenciais


A porta de entrada do Setor Público é o Concurso. 
Esse tipo de processo seletivo se dá por meio de provas específicas para cada área e função disponíveis.

E, como a procura é grande, é preciso estar muito bem preparado para vencer a concorrência.


Algumas vantagens relacionadas aos cargos públicos concursados

Regularidade de remuneração, facilidade de crédito, estabilidade no emprego e possibilidade de transferências para outras localidades ou para outros setores.

Dicas Gerais
Para passar em concurso público não é necessário comprar todos os materiais disponíveis. O que não pode faltar, além da motivação e do objetivo, é papel, caneta, lápis, códigos e provas anteriores. Como a maior parte dos concursos exige o conhecimento de “noções básicas de Direito”, a melhor maneira de obter essas noções são os textos da Lei.

Rotina de Estudo
É importante ter um quadro de horário de estudo definido, otimizar o tempo, revisar o conteúdo, estudar questões de provas anteriores, foco e motivação! É importante também deixar um dia de descanso e preparar-se emocionalmente para o dia da prova.

Técnica de Estudo
Conheça a técnica de estudo a qual você melhor se adapta. Se for pela visualização, opte por materiais que ofereçam muitos esquemas visuais, fluxogramas, etc. Se for pela audição, experimente as aulas gravadas e audiolivros e, se tem dificuldade em fixar conteúdo pela leitura, transcreva as partes mais importantes e faça provas simuladas.

Edital
Ler o edital é fundamental, ele faz parte da preparação para as provas. Nele podem estar os conteúdos programáticos, os pesos de cada seção da prova, as formas de avaliação além da prova em si (como pontos para títulos, experiência etc.).

Acuidade
Essa qualidade pode ser resumida em “prestar atenção”. Isso é o que mais falta quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responder a uma questão de prova. Procure fazer bem-feito tudo que envolve seus sonhos. Se você estudar, ler um livro, assistir uma aula, fazer uma prova, faça com atenção, dê o seu melhor! Assim, você toma as rédeas da sua vida e passa por aqui como ator, e não como mero espectador!

Acuidade - Dicionário inFormal

1.qualidade daquilo que é agudo;
2. perspicácia
3. capacidade mínima de percepção de um órgão do sentido
4. relevância
5. altura de sons agudos