sábado, 18 de maio de 2019

10 dicas de estudo para concurseiros

Você já pensou em concorrer a uma vaga de um concurso público? De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o número de concurseiros no Brasil cresce 40% anualmente. 
Ou seja, a concorrência está sempre em crescimento, visto que o número de editais divulgados é muito inferior ao número de pessoas interessadas nas vagas. Por isso, para conseguir garantir uma posição, é preciso investir pesadamente nos estudos para estar preparado para as provas do concurso. 

Para te ajudar, a Revista QB consultou a CERS Cursos Online, plataforma que oferece aulas preparatórias para concursos, para descobrir 10 dicas de estudo para concurseiros. Confira:

1 - Foco

É necessário condicionar a mente, ter foco e dedicação para as horas de estudo.

2 - Descubra o nível do concurso e seu próprio nível de conhecimento

Existem níveis de complexidade por prova e isso vai depender de cada concurso. Além disso, o tempo disponível para estudo vai variar de candidato para candidato e de acordo com o grau de conhecimento do concurseiro.

3 - Tenha paciência

Um concurso para magistratura demanda, em média, 2 anos de preparação. Concursos mais simples, como para áreas bancárias, demandam cerca de seis meses de preparação.

4 - Não tente estudar pesado logo de início

Comece estudando a partir de pequenas cargas horárias e vá aumentando gradativamente as horas de estudo.

5 - Aos que não trabalham:

Após o condicionamento gradativo das horas de estudo, o ideal para uma preparação é estudar de 8h a 16h diárias.

6 - Aos que trabalham

Aproveite todo o tempo livre que tiver. O ideal é estudar de 3h a 4h por dia na semana e aproveitar os finais de semana para estudar mais.

7 - Tenha boas referências

Busque orientações e conteúdos em bons cursos com bons professores. Além disso, você também pode buscar ajuda online em sites de estudo ou até mesmo no Youtube.

8 - Local e rotina

Procure um lugar fixo de estudo e crie uma rotina antes de iniciar o ritual de estudos.

9 - Intervalos

Estude entre uma hora e 90 minutos, no máximo, e em seguida faça uma pequena pausa de 5 a 10 minutos. Isso ajuda com que cérebro volte a ter alta performance;

10- Válvulas de escape

Vá ao cinema, faça academia, pratique algum esporte ou mesmo jogue conversa fora com os amigos nos finais de semana. Ter vida social é fundamental para manter a mente saudável e suportar os meses de estudo e dedicação.

Pós-graduação pode ajudar em concursos

Você sabia que ter uma pós-graduação pode ajudar em um concurso? Pois é, de acordo com a resolução n°75 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), esse nível de graduação auxilia na avaliação de títulos e, além disso, pode ser utilizado como critério para desempate. 
Então, se você tem o sonho de conquistar uma vaga em um concurso público, além de se dedicar aos estudos, começar uma pós-graduação pode ser outra forma de garantir uma vantagem no processo seletivo. 

Se você quer começar uma pós, a Revista QB tem uma dica para você: o Quero Bolsa. Essa plataforma online oferece bolsas de estudo de graduação e pós-graduação de até 70% em todo o Brasil. Além disso, são opções na modalidade presencial e de Educação a Distância (EaD).