segunda-feira, 20 de maio de 2019

7 dicas para fazer um resumo perfeito para concursos

Entenda por que fazer um bom resumo é uma ótima opção para melhorar a sua preparação para concursos públicos.
Você tem dificuldades na hora de fazer um resumo? Faz parte daquele grupo de pessoas que, na hora de marcar o que é mais importante no texto, marca o parágrafo inteiro? Então, o artigo de hoje é para você! Entenda o que é necessário fazer para o seu resumo ser eficiente.
Para fazer um bom resumo, é necessário entender os conteúdos que você está estudando e saber identificar quais matérias são mais importantes para o concurso que você vai prestar. Confira a lista que fizemos com 7 dicas para você fazer um excelente resumo.

1 – Leia o edital do concurso
Antes de começar a fazer o resumo, você precisa saber quais conteúdos vão cair na sua prova. E, para isso, é necessário que você leia o edital do concurso porque todos os conteúdos que podem ser cobrados na prova estão no edital. Então, comece com essa leitura para não desperdiçar tempo com matérias que não são necessárias para o concurso que você deseja neste momento.
2 – Leia seus materiais
Com a leitura do edital, você já sabe o que pode cair na sua prova. Agora, você precisa separar os materiais com os conteúdos citados no edital. É fundamental que você leia o seu material, uma vez que é impossível fazer resumo de um conteúdo que você não leu. Faça a primeira leitura sem fazer marcações e anotações. Apenas leia e tente compreender o texto.
3 – Busque os conteúdos mais importantes
Após a primeira leitura, leia novamente os seus materiais. Agora, sim! Marque o que você considera mais importante e faça anotações com as suas palavras. Procure identificar os conteúdos mais importantes de cada matéria. Se você tiver muitas dificuldades, dê uma olhadinha em alguma prova anterior do concurso que você irá prestar e identifique as questões que mais são cobradas. Priorize esses conteúdos.
4 – Organize as principais ideias
Você já identificou os principais conteúdos, agora chegou o momento de começar a fazer o seu resumo. Separe os conteúdos por tópicos, com as principais ideias, e anote tudo o que você precisa estudar. Dessa maneira, você perceberá melhor a quantidade de conteúdos a serem estudados.
5 – Faça esquemas
Para agilizar os seus estudos, você pode transformar o resumo em um esquema. No esquema, você irá usar apenas desenhos e palavras-chaves. Seu resumo funcionará como um mapa mental, facilitando a leitura e a compreensão. Esses esquemas devem ser usados no período mais próximo da prova, quando você precisa apenas revisar os conteúdos.  
6 – Escreva o resumo com as suas palavras
Não faça um resumo copiando o texto do seu material. Procure escrever com as suas palavras. Escreva o que você entendeu sobre cada assunto. Na hora de reler, você perceberá que a compreensão será bem mais fácil. Você saberá explicar, com as suas palavras, cada assunto que cairá na prova.  
7 – Faça um bom curso de Revisão
Se você tiver dúvidas sobre como organizar os principais conteúdos, um bom curso de Revisão para o concurso que você está prestando vai ajudar você a entender quais são os conteúdos mais importantes e que mais caem na prova.
Gostou das nossas dicas? Então, bora fazer o seu resumo perfeito e conquistar a vaga dos seus sonhos!