terça-feira, 27 de novembro de 2018

Não consigo entender Matemática – Por onde começo?

Não consigo entender Matemática – Por onde começo?

Não consigo entender Matemática

“ Não consigo entender matemática !”, será que você já pronunciou essas palavras alguma vez em sua vida? Por mais que tentasse descobrir fórmulas, técnicas, macetes, dicas com os colegas mais inteligentes da sala, volta e meia, não aprendia os conteúdos.

Não consigo entender matemática
Pelo contrário, confundia mais ainda a mente, não é verdade? Quantas e quantas vezes, você se pegou na maior dúvida nas questões de matemática, não sabia nem como resolver e nem para onde ir? Provavelmente, várias! E, embora com toda a dificuldade que tinha, continuava empurrando com a barriga até se deparar com um exame, concurso, prova de vestibular.
Certamente, a frustração toma conta e o desespero passa a fazer parte dos seus dias, não é mesmo? Até você se achar completamente burro por não entender conceitos simples de matemáticas, mas fique tranqüilo que estamos aqui para mostrar que você pode aprender sim! Até o final dessa leitura você irá entender como superar seus limites e entender a técnica correta para aprender Matemática definitivamente.

Veja aqui mais informações: COMO APRENDER MATEMÁTICA
Infelizmente, essa é a história de boa parte dos alunos da rede pública que vivem o caos na educação sem o mínimo preparo intelectual do que é matemática e seus conceitos, conteúdos, assuntos.
Recentemente, o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – analisou o perfil educacional de cada país. O Brasil recebeu abaixo do nível 2 na matéria de matemática (391 pontos) entre os 6 níveis existentes que avaliam o desempenho de cada disciplina.

Um país que não sabe fazer contas!

Esse resultado só confirma que o país está vivendo em uma crise sem precedentes na educação afetando, assim, as notas nas provas do ENEM. Se você não souber conceitos básicos em matemática, como poderá seguir uma faculdade?
Agora, seja sincero com você mesmo: Será que você poderia dizer se ao invés de esclarecer o entendimento na aula de matemática você simplesmente deixa passar a dúvida?
Como está o seu aprendizado nessa disciplina? Você tem raiva só de ouvir trigonometria? Exercícios de geometria plana? Porcentagem? Raiz quadrada? Logaritmos?
Realidades como essa fazem parte do nosso cenário atual do Brasil. Existem candidatos que estão disputando o Enem com a mínima noção dos conceitos e conteúdos essenciais de matemática.
No entanto, você pode descobrir como aprender matemática, praticamente do zero, claro que desse nível ninguém sai, mas…
Essa disciplina não é um bicho de sete cabeças. E tudo que você quiser, pode aprender de modo mais focado, concentrado e de maneira assertiva.
 E, agora? Minha vida tem jeito?
Aprender matemática pode ser possível em qualquer idade, desde que você se interesse e busque sempre avaliar como tem sido a absorção de cada conteúdo. O que muito acontece entre os candidatos que prestam vestibular ou Enem  é que durante o colegial passam por cima de conteúdos básicos. Avançam para um assunto sem entender completamente nada do anterior.
Assim, quando chegam a um assunto mais complexo fica impossível de conseguirem resolver. Não por causa da complexidade do conteúdo, mas por que não aprendeu o suficiente para receber um assunto mais trabalhoso.
Para que você possa descobrir em como entender a matemática rapidamente é preciso conhecer por onde deverá começar. Qual será o pontapé inicial?
Como todo prédio, a base está no chão, na superfície. Se a estrutura que irá levantar o prédio não for suficientemente forte, sólida, ele despencará. Porém, se o chão, a base for forte e consistente, dificilmente, ocorrerá algum desastre.
Por essa razão, os conceitos básicos são essenciais para que você progrida ao próximo nível, sem passar por atalhos, por caminhos mais fáceis. É preciso subir o degrau um a um! Com certeza, te dará mais trabalho, vai requerer um retorno a assuntos de menor complexidade, que você julgava ter aprendido e a verdade não é bem essa!.

Por onde começar? Não consigo entender matemática!

A primeira coisa que você deve compreender antes de fornecermos algumas dicas para você entender matemática é que deve se interessar por ela.
Uma mente fechada, bloqueada ou que sente raiva só de pensar que vai estudar os assuntos, tende a sentir muita, mas muita dificuldade em aprender. Você vai estudar, estudar, mas nada fará sentido para você. Cada aula será frustrante!
Assim, abra a sua mente, crie na sua cabeça que entender matemática é fácil, que os conteúdos não são chatos e que você está estimulado e interessado pelo assunto.
Só o fato de pensar assim já te fará uma enorme diferença! Você estará mandando sinais para o seu cérebro (comandos neurais) de que está aberto para esses assuntos. E, assim, aquilo que era tão difícil, passou a ser leve, fácil e rápido de aprender!
O seu cérebro captará cada conteúdo, ele absorverá com facilidade e, desse modo, irá entender cada conceito, fórmula e executará os exercícios assertivamente.
Para que você possa estudar matemática ordenadamente, siga a sequência abaixo. Lembre-se que você só pode ir para o próximo nível mais complexo, se já dominou os conceitos básicos ou mais simples.

Ordem de Estudo da Matemática

Quando você estuda a matemática ordenadamente estará trabalhando níveis de compreensão para o próximo assunto. Se você, por exemplo, não estudar sistema métrico como é que vai saber resolver um exercício de figuras geométricas?
É preciso que escale cada nível, que suba cada degrau, para que consiga compreender o próximo assunto e não ficar voando. Por isso, tenha paciência, não pule os assuntos, estude cada etapa com calma, sem pressa.
Veja abaixo os assuntos por onde deve começar a estudar e aprender matemática. Siga corretamente essa ordem, pois assim terá base, fundamento, para aprender a seqüência posterior. Bons estudos!
  1. Noções sobre conjunto
  2. Subconjunto
  3. Sistema de numeração
  4. Operações fundamentais
  5. Propriedades de adição, multiplicação, subtração e divisão
  6. Expressões aritméticas
  7. Múltiplos e divisores
  8. Número primo
  9. Potenciação
  10. Máximo divisor comum
  11. Mínimo múltiplo comum
  12. Fração ou número fracionário
  13. Números decimais (operações)
  14. Sistema métrico
  15. Medidas de volume e capacidade
  16. Medidas de massa
  17. Medidas de superfície
  18. Figuras Geométricas
  19. Radiciação (raiz quadrada)
  20. Porcentagem
  21. Juros simples e compostos
  22. Média aritmética e ponderada
  23. Polinômios
  24. Equações do 1º grau
  25. Frações algébricas
  26. Ângulos, retas e paralelas
  27. Polígonos e triângulos
  28. Quadriláteros, circunferência e círculo
  29. Função do 1º grau
  30. Razões trigonométricas
  31. Equações do 2º grau
  32. Operações sobre conjunto
  33. Relações e funções
  34. Trigonometria
  35. Funções logarítmica e exponencial
  36. Matrizes e determinantes
  37. Progressões
  38. Análise combinatória
  39. Geometria plana e geometria no espaço
  40. Geometria analítica
  41. …a partir deste ponto você poderá estudar qualquer conteúdo, pois o seu conhecimento já permite isso!
Aprender matemática online
Você pode aprender matemática online por meio do curso que o Gênio da Matemática oferece. Ele é todo digital no formato EAD – Educação à Distância – onde você recebe um login e senha para começar a aprender tudo que precisa nessa disciplina desafiadora.
Nessa plataforma, você terá muitos conteúdos, simulados, testes, exercícios onde poderá treinar o seu desempenho. Uma excelente forma para aplicar o aprendizado de forma prática!
Além do curso de matemática, você receberá diversos bônus. Isso mesmo! Mais de 11 bônus para que se prepare para o ENEM, vestibular e concursos.
Há um curso básico de Redação e de Língua Portuguesa (novos bônus) onde você estudará 12 conteúdos específicos que mais geram dúvidas entre os candidatos, os quais são:
  • Dificuldade de ortografia, Verbos, Plural dos substantivos compostos, Concordância verbal, Concordância nominal, Regência verbal, Crase, Fonética, Processo de formação de palavras, Análise sintática, Orações coordenadas e subordinadas e Pontuação.
Também irá obter os cursos de Física e Química (para o Enem e vestibular), Matemática Financeira e Lógica Matemática (para concursos), provas anteriores resolvidas, acesso estendido do curso e mais um bônus surpresa para você!
O acesso a plataforma do curso Gênio da Matemática poderá ser feito a partir do seu computador, notebook, tablet conectado à internet logo após a efetivação do pedido pagando o valor ofertado.
Após a confirmação do pagamento, você receberá o login e a senha de acesso pelo seu e-mail cadastrado. Com isso em mão, você já poderá iniciar os seus estudos sem quaisquer dificuldade e o melhor tem garantia total!
No link abaixo, você poderá ter uma ideia de como ele funciona. Ele está sendo explicado em vídeo, então, não deixe de assisti-lo. Você verá a plataforma na íntegra, além de obter outras informações importantes e super interessantes do que te espera!
Esse curso pode ser o que você já estava precisando há tempos para revolucionar a sua vida mudando a sua história profissional e acadêmica.
Clique no link aqui http://curso.geniodamatematica.com.br/ e não perca mais tempo!

Dicas para adquirir compreensão da matemática

Agora que você já está mais aberto ao aprendizado da matemática, já sabe por onde começar, com as sequência dos assuntos a serem estudados e também já conheceu o curso mais moderno e inovador de todos os tempos, curso Gênio da Matemática, vamos às dicas abaixo para você compreender de uma vez por todas!
Essas dicas abaixo se aplicam a você tentar extrair melhor o seu potencial de capacidade para aprender matemática. Elas te ajudarão a fazer dos seus estudos, algo prazeroso e possível de ser dominado. Aplique cada uma e bons estudos!

Não consigo entender matemática – Dica 1:

Sempre se esforce para compreender Matemática e não memorizá-la
A compreensão da matemática não significa memorizar receitas, fórmulas, definições, ou teoremas. É evidente que você deve ter algum ponto de partida para explicar conceitos em termos daqueles mais simples.
Essa observação leva a questões matemáticas e filosóficas profundas e misteriosas e algumas pessoas tornam-na o seu trabalho de vida para pensar sobre essas questões. Elas simplesmente compreendem a Matemática.
Para que o seu propósito em como aprender Matemática seja atingido, é preciso pensar que a sua escola é o ponto de partida e não o final da corrida. Esse pensamento é suficientemente rico e intuitivo.

Não consigo entender matemática – Dica 2:

2 – Volte sempre aos conteúdos que não entendeu
Por atingir o seu objetivo de  entender a Matemática, terá que voltar aos conteúdos sempre que encontrar dificuldade. Não adie. Esclareça no ponto que você se perdeu ou não compreendeu direito, porque os assuntos posteriores poderão ser construídos sobre eles.

Não consigo entender matemática – Dica 3:

 Saiba antes o que será abordado nas aulas
Leia as seções abordadas nas aulas antes de você vir para a aula. Essa é uma das formas mais úteis em que você pode gastar o seu tempo, porque vai aumentar drasticamente a eficácia do que será ensinado no dia.

Não consigo entender matemática – Dica 4:

Entenda as suas limitações
Precisamos entender que após 10 horas de ter entendido um conteúdo nossa memória já perdeu mais de 50% das informações que recebemos naquele dia. Por isso coloquei uma sequência de datas para você revisar seus conteúdos:
                Revisão            Quando devo fazer as minhas revisões do assunto aprendido hoje?
                           1                hoje
                           2               dentro de 1 dia
                           3               dentro de 3 dias
                           4               dentro de 1 semana
                           5               dentro de 1 mês
Curva de Esquecimento
Curva de Esquecimento

Não consigo entender matemática – Dica 5:

 Formule suas próprias expectativas no estudo
Sempre que você seguir um novo segmento nos seus estudos de Matemática, formule explicitamente as suas expectativas. Se as suas expectativas foram cumpridas, isso provocará uma sensação  agradável (e você provavelmente deverá também olhar para um diferente e novo conteúdo). Mas caso contrário, há duas possibilidades:
1 – Você cometeu um ou mais erros, então tente buscar soluções para se recuperar.  Certamente essa busca será produtiva pois vai te ensinar alguma coisa nova.
2 – Se você não formular e verificar as expectativas, você pode perder essas oportunidades de aprender mais.

Não consigo entender matemática – Dica 6:

 Participe de grupos de discussão ou auxílio
Encontre um amigo de classe que irá trabalhar com você em uma equipe. Você também pode participar de grupos de discussão. Acerte com um de seus colegas para explicarem o material um para o outro, em uma base regular, ou mude de colega periodicamente. Quando você explica matemática para os outros, você consegue aprender muito mais rápido. Essa é uma das melhores maneiras de você aprender!
Olha, só né? Quantas coisas boas você aprendeu em relação à Matemática! Você pode dividir todos esses conteúdos que estão em ordem em sua casa ou criar um grupo de estudo.
O importante é que você saiba por onde começar a estudar e seguir fielmente cada um deles. Não esqueça de aplicar as dicas para compreender melhor a matemática sem decorar esquemas, fórmulas, tabelas.
Fonte: http://geniodamatematica.com.br/nao-consigo-entender-matematica-por-onde-comeco/