segunda-feira, 14 de maio de 2018

6 truques para memorizar melhor o que você aprende

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Finalmente sai o edital de um concurso público que você estava esperando. Você corre para ver as matérias exigidas e se depara com aquela lista enorme. Bate o desespero e logo vem a sensação de que o tempo não será suficiente para absorver todo o conteúdo. Quem nunca, né?
Essa sentimento é normal entre os concurseiros. Mesmo que cada um tenha sua rotina e seu método de estudos, algumas dicas podem ajudar na memorização dos conteúdos.
Conversamos com o coach Felipe Lima, autor do livro Mapas Mentais e Memorização para Concursos, e separamos 6 truques para você memorizar melhor o que aprende. Anote!

Resolver questões logo no primeiro minuto de estudos
Assim que terminar de estudar um tema ou matéria específica, resolva questões sobre o assunto. Colocar em prática o que você aprendeu ajuda a desenvolver a memória – e ainda é menos desgastante do que ficar lendo muitas e muitas vezes o mesmo texto. O Qconcursos.com tem mais de 750 mil questões para você treinar e ativar a memorização de seus estudos para concursos.
Fazer mapas mentais
Se você ainda não conhece esse método de estudo – que ajuda muito a memorizar o conteúdo aprendido -, primeiro entenda o que é e como funciona. Mapa mental é um diagrama que conecta informações em volta de um tema central.
O método foi criado com base no funcionamento do cérebro, que guarda com mais facilidade informações organizadas por meio de desenhos simples e palavras-chaves, que, juntos, sintetizam todo um conteúdo.
Para fazer um mapa mental:
  • Separe uma folha grande e canetas ou lápis de diversas cores
  • Coloque o tema principal no centro da folha (escreva ou desenhe)
  • A partir do tema, puxe assuntos que se liguem a ele e assim por diante
O importante é não escrever frases longas e focar em usar apenas desenhos e palavras-chave, que são mais fáceis de serem memorizadas pelo cérebro.
Criar associações e vínculos
Acontecimentos absurdos são memorizados com mais facilidade. Por exemplo: se você vir um encontro de bruxas voadoras certamente se lembrará do local, o que estava fazendo lá, a reação das pessoas… Então crie ligações e vínculos absurdos. Uma dica do especialista é fazer associações com coisas que causem nojo, humor ou vulgaridade.
Gravar áudio com o conteúdo que acabou de aprender
Depois de estudar um assunto e resolver questões, grave áudios breves com uma explicação do que acabou de aprender. Uma dica do coach Felipe Lima é puxar o ar até encher o pulmão; depois é só gravar um resumo curto do conteúdo estudado enquanto expira. Quando acabar de soltar o ar, o áudio deve acabar também. Que tal aproveitar para repassar a matéria com suas gravações sempre que tiver um tempo livre? =)
Cuidar da imunidade emocional
De acordo com Felipe, a ansiedade detona a concentração e, consequentemente, o aprendizado e a memorização. “A ansiedade é a causa e consequência de tudo que dá errado em termos de estudo, ela destrói tudo”, disse ele. Se a imunidade emocional de um concurseiro está ruim, qualquer questionamento, dúvida ou mesmo um elogio podem ser entendidos como pressão. Se acalmar e controlar a ansiedade são fundamentais para memorizar o conteúdo estudado.
Estude feliz
Tudo que acontece em nossas vidas quando estamos em um momento de alegria acaba sendo bem memorizado. Com os estudos não é diferente: estude sem raiva, medo, culpa e impaciência – seus sentimentos precisam estar equilibrados para sua memória ser ativada com sucesso.
Fonte: https://blog.qconcursos.com/concursos-publicos/6-truques-para-memorizar/?utm_source=facebook&utm_medium=post_organico&utm_campaign=6_truques_memorizacao