quinta-feira, 14 de junho de 2018

Postura errada pode atrapalhar rendimento dos estudos


A rotina de estudos é cansativa e exige esforço e dedicação – e não só mental. Isso mesmo! A postura durante o estudo pode influenciar diretamente na qualidade e rendimento do aprendizado.
O cuidado com a postura evita o cansaço físico, dores e até a má circulação, aumentando a concentração e, consequentemente, a produtividade. Cada detalhe pode fazer toda a diferença.
A postura mais comum depois de muitas horas sentado é apoiar a cabeça nas mãos e deixando o tronco caído para a frente, formando a famosa “corcunda”.

Quando nos apoiamos e forçamos o corpo dessa maneira, acaba havendo um maior gasto energético – isso porque a posição é desconfortável e faz com que o estudante se mexa mais vezes que o necessário, atrapalhando a concentração.
Para ajudar a melhorar o rendimento dos estudos, conversamos com a fisioterapeuta Amanda Hiunes Rodriguez, que listou 5 dicas de postura para deixar seu estudo ainda mais produtivo.

1 – Não fique muito tempo na mesma posição

O corpo foi feito para estar em movimento e por melhor que seja a forma de sentar, ela não é benéfica se mantida por um longo período. Fazer pausas é importante para evitar dores e manter o foco.

2 – Faça atividades físicas

Fazer exercício regularmente ajuda a melhorar o desempenho da concentração e da memória. Estar em dia com a parte motora é tão importante quanto uma alimentação saudável e uma boa noite de sono.

3 – Cuide da saúde dos olhos

Estar em dia com a parte oftalmológica faz diferença. Leves desequilíbrios deixam a musculatura ocular cansada mais rapidamente, gerando dores de cabeça e em outras regiões do corpo. Isso acontece porque a tensão na região dos olhos se estende por toda a cadeia muscular, indo do crânio até os membros inferiores.

4 – Fique atento a qualquer desconforto

Se estiver com alguma dor ou incômodo em determinada região do corpo, use uma bolsa de água quente no local, relaxando a musculatura antes de dormir. Desta forma, você interrompe o acúmulo de tensões e permite uma melhor noite de sono, reparando músculos e tecidos sobrecarregados pela má postura.

5 – Automassagem

Nas pausas entre um estudo e outro, aproveite para rolar uma bolinha pela planta dos pés. Outra dica é deitar sobre ela, pressionando assim os pontos de tensão das costas, pernas, ombros, etc. Aproveite este momento para recuperar o corpo e, claro, a mente, que merece um relaxamento na puxada rotina de concurseiro. =)

Fonte: https://blog.qconcursos.com