quinta-feira, 14 de junho de 2018

5 maneiras de estudar atualidades para concurso público


Muitos concurseiros se dedicam tanto às matérias mais tradicionais, que acabam deixando de lado os temas de atualidade. Se você é um desses, lembre-se que esse assunto também conta pontos – e sabemos bem que cada ponto a menos pode fazer bastante diferença na colocação e aprovação.

1 – Analise o concurso que você quer prestar

Olhe as provas anteriores e verifique como esses assuntos foram cobrados. Alguns exigem conhecimentos mais aprofundados de economia, sociologia e elementos históricos e geográficos. Se for o caso, vale se aprofundar de acordo com as exigências dos últimos concursos e com o edital atual.

2 – No caso de redações, se dedique ainda mais

É impossível escrever com argumentos consistentes se você não tem conhecimento aprofundado sobre o tema. Para essas situações, você precisa estar totalmente informado sobre os temas mais abordados por sites, noticiários e jornais. Reserve um momento do dia para essa atualização.

3 – Fique atento à repetição de assuntos

Quanto mais um tema for repetido e tiver manutenção da repercussão, além da credibilidade dos veículos que estão falando sobre o assunto, maior a chance de ser cobrado em prova.

4 – Foque em temas quentes e acontecimentos únicos

Cada banca tem seu estilo de cobrança, mas temas quentes, aqueles que se repetem por um longo tempo (guerras e crises ambientais), e acontecimentos únicos (guerra comercial entre EUA e China) devem ser considerados, por terem grande chance de serem cobrados em provas.

5 – Estude por sites e revistas confiáveis

Esqueça manchetes e links compartilhados por redes sociais e aplicativos de mensagens. Para se informar de verdade, prefira veículos conhecidos pela credibilidade. Além de ter um conteúdo completo você não corre o risco de aprender com as tão faladas fake news.
Fonte: https://blog.qconcursos.com