sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Como Ter Mais Foco: 3 Passos Para Turbinar Sua Concentração

Toda vez que falamos de foco eu lembro de uma máquina fotográfica onde focamos o objeto, a cena ou as pessoas que desejamos eternizar e fotografamo
Muitas vezes o foco é tanto que o fundo da imagem sai desfocado na imagem: só o que importa aparece.
Será que temos um foco assim quando se trata de nossas metas? Será que nosso foco é tanto que todo o resto perde importância em nossa mente? É um foco assim que nos leva além, um foco no alvo, no resultado e não nas vozes contrárias, nas impossibilidades ou dificuldades que podem ser encontradas pelo caminho.

Como desenvolvemos um foco assim? Bem, o foco é uma habilidade e toda habilidade é como um músculo, precisa ser treinada para ser desenvolvida.
Quanto mais você treinar estar focado, mais você desenvolverá esta habilidade. Como? O vídeo abaixo te ajudará com dicas:

???? Como ter mais foco: 3 passos para turbinar sua concentração

1. Treine sua habilidade de foco

a) Medite
Você sabia que estudos dizem que pessoas que meditam são muito mais concentradas em suas tarefas cotidianas?
Comece com 10 minutos. Escolha um lugar calmo, feche seus olhos e foque em buscar uma mente livre de pensamentos. Deixe os pensamentos passarem como nuvens no céu. Coloque o celular pra despertar 10 minutos depois.
No início é difícil, nossa mente é inquieta. Depois fica mais fácil. Por quê? Porque você está desenvolvendo sua habilidade em focar.
b) Faça um quadro de visão
Faça um quadro de visão e treine todos os dias parar por alguns minutos fechar seus olhos e se imaginar naquela cena, onde você atinge sua visão.
Seja apaixonado por sua visão! Isto te levará além e você treina seu foco.
c) Realização / Estratégia (10+2)*5
Quando você realiza você também treina seu foco. Use a estratégia falada ontem no vídeo de produtividade: 10+2*5
Quer turbinar sua concentração na execução de tarefas? Faça uma tarefa sem interrupções por 10 minutos, pare 2 e repita 5 vezes: dá uma hora de realização focada!

2. Faça uma lista e tenha um plano (foco no resultado)

Algo que ajuda imensamente na realização diária é a lista de tarefas e também tem dica no vídeo de ontem, mas o mais importante que isto é criar o hábito de ter um plano (pegue um modelo de lista de tarefas clicando aqui)
Você quer chegar lá certo? Então seja diferente dos demais: não apenas queira, trace um plano. Desta forma você tem um foco para perseguir.
E mais importante ainda: é sempre focar no resultado que a ação trará. Quando você faz isto você vence o monstro mental que pode estar te impedindo de começar ou continuar.
Frase - O segredo da mudança - Foco - Sócrates

3. Elimine distrações – trabalhe offline

As maiores vilões do foco são as distrações. Se quer ter mais foco exercite a habilidade de trabalhar offline e estabelecer horários para aplicativos e mídias sociais. Lembra do vídeo de ontem?
Mas existem outras distrações: preocupações, pessoas. Para estar mais focado você precisará eliminar distrações fazendo escolhas mais assertivas a respeito do seu bem mais valioso: seu tempo.

Turbine seu foco e faça acontecer!

E não se esqueça: sempre é tempo de fazer acontecer!