Alcançar o sucesso: esse sem dúvida é o objetivo de vida de muitas pessoas, mas, mesmo não sendo algo impossível de ser feito, muitas vezes ele não é alcançado por causa de travas que nós mesmos colocamos ou permitimos que apareçam no decorrer do caminho. Nesse post separamos 7 exemplos delas, para que você possa perceber como até mesmo atitudes simples do dia a dia podem ter uma influência negativa.
Mas, afinal, o que seria o sucesso? Essa talvez seja uma pergunta que você deva se fazer.
O que é o sucesso
Uma das possíveis definições encontradas é de que o sucesso é o êxito ou o resultado feliz obtido com algo. Logo, varia de indivíduo para indivíduo, pois cada um possui um modo de enxergar a vida e suas expectativas, seja em âmbito profissional ou pessoal.
Enquanto que para uma pessoa sucesso é ter um bom emprego, uma casa e um carro, para outra pode ser conseguir cursar uma faculdade no exterior ou obter o cargo mais elevado em uma empresa. O que na verdade todos nós buscamos é a recompensa e que podem mudar, à medida que as circunstâncias de vida mudam. Um bom exemplo disso é o jovem recém-formado e solteiro que dá pouco valor à recompensa conhecida como fundo de pensão. Dez anos mais tarde, se esse jovem se casou, tem uma casa e é pai de vários filhos, espera-se que essa recompensa seja mais valorizada.
Porém, você só começará a obter resultados quando superar as coisas que te impedem de alcançar o sucesso. Confira abaixo 7 delas:
1 – Procrastinação
Empregar pensamentos como “amanhã eu faço”, “ainda tenho tempo” ou “não é tão urgente assim” pode até proporcionar uma sensação de tranquilidade, mas na verdade não passa de comodismo e preguiça disfarçados. Você sabe que tem um objetivo para alcançar e o quanto ele é importante para a sua vida. Então, ao invés de adiá-lo, comece a trabalha-lo.
Mas tome cuidado: a procrastinação não deve ser confundida com planejamento e atenção às prioridades. Muitas vezes nem tudo o que você acredita que deve prioritariamente ser feito em determinado momento deva realmente ser, pois algumas coisas precisam ser planejadas e demandam tempo para isso. Logo, você não estará procrastinando, mas sim se preparando para a realização da tarefa propriamente dita, usando seu tempo de forma produtiva.
2 – Pensamentos negativos
O ser humano tem uma tendência instintual a ser reacionário e as pessoas tendem a primeiramente efetuar uma análise e de justamente ter esse tipo de pensamento com frequência em relação a si mesmas. Comece a reparar com que frequência frases como “não sou capaz” surgem em sua mente e afaste-as o quanto antes, afinal, um dos principais passos para se chegar a qualquer lugar é acreditar em si mesmo.
3 – Expectativas elevadas
Muitas pessoas alcançam o sucesso e nem se dão conta pelo simples fato de que esperavam muito mais, o que as impede de enxergar o resultado incrível que já alcançaram. Para que isso não aconteça com você, evite criar e alimentar expectativas elevadas. Tenha sempre em mente o que de fato você quer e a noção de que muita coisa no final pode não ser como o esperado, isso ajuda a te manter com os pés no chão e assim evita frustrações.
Observação: fazer alguns reviews da vida é altamente positivo (como dizia Peter Druck), mas isso não significa ficar olhando sempre para o passado.
4 – Falta de clareza e planejamento
Você dificilmente irá alcançar o sucesso sem ter em mente, de forma clara e organizada, as suas metas e cenários. Caso hoje seu maior objetivo seja ser executivo, por exemplo, é preciso torna-lo mais específico, definindo pontos como a empresa na qual deseja trabalhar e o que é preciso fazer para chegar até lá. A partir de então, comece a elaborar as etapas e tarefas que deve cumprir, a estipular prazos para elas e medir seus resultados. Mudanças no trajeto são comuns, mas o foco é fundamental.
5 – Negatividade externa
Além dos pensamentos negativos que habitam nossa mente, existem outros tão perigosos quanto, que são os que partem das outras pessoas. Ao contar seus sonhos de vida e onde pretende chegar para alguém, pode ser que você receba como retorno palavras desencorajadoras dos mais variados tipos, mas em nenhum momento deve deixar que elas te afetem. Lembre-se que muitas pessoas que já alcançaram o sucesso foram chamadas de loucas e, se for o caso, guarde suas ideias para si mesmo. Não confunda essa negatividade com feedback orientativo, que é de suma importância para o nosso desenvolvimento.
6 – Erros
Todo ser humano erra, mas nem todos sabem encarar os erros como aprendizado e esse pode ser um problema para quem busca o sucesso, pois muitas vezes ele não é alcançado por pura falta de persistência. Se você errou, não tenha medo de tentar de novo e diferente da próxima vez e lembre-se que esse é o sinal mais evidente de que você de fato está em movimento, em busca dos seus objetivos.
7 – Amadorismo
Por fim, e não menos importante, está o amadorismo, que nada mais é do que a falta de profissionalismo, independente do sucesso ser buscado na vida profissional ou na vida pessoal. Nos dois cenários, é fundamental que haja planejamento e construção de cenários, a fim de ajudá-lo a enxergar o caminho que deve ser percorrido. Quando se trata do ambiente de trabalho, os esforços são maiores e essas duas construções são relativamente mais fáceis, porém, no lado pessoal muitas vezes falta seriedade e sentido profissional para os objetivos, o que os deixa mais longe de serem alcançados. Para isso basta utilizar as mesmas ferramentas que praticamos em nossas organizações.