segunda-feira, 23 de julho de 2018

Os 7 melhores sites para testar seus conhecimentos

Resultado de imagem para melhores sites questoes de concursoFazer questões de concursos é fundamental para quem está se preparando para um concurso, e foi considerada uma das 10 melhores técnicas de estudo pela revista Psychological Science.
O estudo mostrou que fazer teste prático da teoria aprendida é duas vezes mais eficaz do que outras técnicas de estudo.
A resolução de exercícios de provas anteriores ajuda você a fixar melhor o conteúdo, ou seja, se acostumar com a banca. Também te ajuda a conseguir verificar como está seu desempenho e identificar exatamente em quais matérias você precisa melhorar.

Como resolver questões de concursos

Durante muito tempo a única maneira de fazer questões de concursos era imprimindo as provas anteriores, comprando livros específicos de questões ou através dos professores de cursinhos.
Hoje em dia o acesso às questões está bem mais fácil. Portanto, você pode baixar gratuitamente da internet arquivos em PDF com centenas de questões. No entanto, essa opção acaba se tornando mais trabalhosa e menos econômica já que você precisará imprimir as folhas.
Outra alternativa seria participar de grupos de questões nas redes sociais (eu particularmente gosto muito dessa opção e participo de vários grupos no Facebook ) e até mesmo grupos no WhatsApp.
Mas, o grande problema dessas opções é a falta de um mecanismo para controlar o número de erros e acertos e assim acompanhar o desempenho pessoal de cada um.
Portanto, apesar de excelentes maneiras de treinar a teoria estudada, você não deve se limitar apenas a elas.
Para que você tenha certeza de que seu estudo está sendo realmente eficaz, você precisa de ferramentas que o ajudem a ser mais organizado, facilite o acesso a questões atualizadas e possibilite a mensuração de seus resultados por matérias.
Mas onde encontrar tudo isso?! Nos sites especializados em questões. Com sistemas que permitem filtrar a busca para encontrar exatamente as questões que você deseja resolver, essa ferramenta vai se tornar sua grande aliada durante a preparação.
Logo abaixo, listamos os 7 melhores sites de questões.
Surpreendentemente, um desses sites, além de não deixar nada a dever aos demais, é totalmente gratuito e os demais, além de contar com planos bem acessíveis, trazem também a possibilidade de criar uma conta gratuita para testar as funcionalidades antes de contratar.
Para facilitar sua escolha fizemos um resumo de suas principais funcionalidades e destacamos os pontos fortes e fracos de cada site.

1. Questões de Concursos


Site: http://www.qconcursos.com
Segundo informações do site, ele conta com mais de 380 mil questões e conta com milhares de questões comentadas por professores e também por usuários.
Ferramentas:
  • Você pode criar Minissimulados selecionando a banca organizadora e a disciplina;
  • Criar e compartilhar cadernos de questões;
  • Adicionar aos favoritos: concursos, provas e outras informações do seu interesse.
Filtros:
Você pode filtrar as questões por: área de formação, assunto, cargo, órgão/instituição, área de atuação, banca/organizadora, disciplina, provas. Também por palavra-chave, ano, nível, modalidade, grau de dificuldade, área de formação, área de atuação, questões comentadas pelo professor.
Existe também a possibilidade de excluir as questões já resolvidas, anuladas, sem comentários e desatualizadas.
Avaliação do desempenho:
Você pode acompanhar seu desempenho comparando o número de questões resolvidas com o número de questões que você acertou e errou.
  • Plano gratuito:
Você pode fazer 10 questões por dia, 5 minissimulados com 10 questões e tem acesso aos comentários de outros usuários, mas tem acesso limitado aos recursos do site.
  • Planos pagos:
Pontos fortes: algumas questões são comentadas por professores, inclusive em vídeo, e opções para vídeo-aulas e resumos teóricos;
Pontos fracos: dois endereços de site (fica um pouco confuso) e muitos comentários irrelevantes de usuários.

2. Grancursos online


Site: www.grancursosonline.com.br
O site conta com mais de 245 mil questões.
Ferramentas:
  • Questões objetivas e discursivas;
  • O grande diferencial do site é uma ferramenta que calcula, com base no resultado de um simulado, para qual concurso você terá mais chances de ser aprovado. Portanto, essa ferramenta é muito útil para quem está em dúvida de qual concurso prestar e permite que o candidato tenha uma noção melhor de como está seu desempenho nos estudos;
  • Também é possível comparar seu desempenho com o de outros concorrentes.
Filtros:
Você pode filtrar as questões por: disciplina, assunto, banca, órgão, nível e tipo de questão que deseja fazer.
Avaliação do desempenho:
O sistema mede seu desempenho e você acompanha o número de questões que fez e o número que errou. Também de acordo com as estatísticas geradas você pode escolher as questões que quer refazer e o assunto.
  • Plano gratuito:
Você tem acesso às questões objetivas e simulados gratuitamente.
  • Planos pagos:
O plano é adquirido quando o aluno compra a assinatura ilimitada do site. Desta forma, o concurseiro estuda o material em vídeo ou pdf e no final pode resolver as questões das disciplinas. Consequentemente, a assimilação do conteúdo fica muito mais fácil.
Pontos fortes: ter questões discursivas e ter uma ferramenta capaz de indicar qual concurso o candidato tem mais chances de ser aprovado.
Pontos fracos: Não há.
Você sabia que o Grancursos é um dos cursos mais tradicionais de Brasília? Mas será que o Grancursos online é bom?

3. Rota dos Concursos


Site: http://rotadosconcursos.com.br
O site conta com mais de 566 mil questões, sendo que 42 mil são comentadas.
Ferramentas:
  • Você escolhe qual concurso que vai prestar, selecionando o órgão, o nível do cargo desejado e a banca organizadora. Consequentemente, com base nesses dados o próprio site elabora um programa de estudo para você;
  • Antes de começar a estudar você pode verificar o seu nível de conhecimento sobre cada disciplina e à medida que se aproxima da média que precisa ser atingida, as questões vão ficando mais difíceis;
  • Além disso, pode criar fichários por matérias.
Filtros:
Você pode elaborar simulados filtrando por: disciplina e assunto, banca, ano, órgão, nível, com comentário de professores e alunos e ainda por esfera (federal, estadual, municipal, distrital).
Você pode criar fichários por matérias separadas.
Avaliação do desempenho:
Você pode acompanhar seu desempenho semanal através de gráficos comparativos por matéria ou por assunto e por boletins de desempenho.
  • Plano gratuito:
Você pode fazer 10 questões por dia, mas não tem acesso aos comentários dos professores.
  • Planos pagos:
Pontos fortes: você pode montar um curso de questões específicas de acordo com últimos editais do seu concurso sem precisar pagar mais nada por isso, além de um teste de nivelamento que permite verificar em que nível de preparação você está e em quais disciplinas precisa se focar mais;
Pontos fracos: se você quiser as questões comentadas, precisa pagar a mais.
Está gostando desse artigo? Veja como manter a motivação nos estudos

4. Super Provas


Site: http://www.superprovas.com
Diferente dos outros sites em que as questões são resolvidas online, no Super Provas você precisa baixar um programa no seu computador. Como resultado, são mais de 300 mil questões de vários concursos.
Ferramentas:
  • Você pode escolher um dos 50 esquemas de ícones animados e um dos 100 esquemas de áudiosengraçados que aparecem para sinalizar respostas certas ou erradas;
  • Pode acessar a lei que estiver estudando (tanto se estiver online quanto offline), pode usar até 6 tipos de marcadores de questões disponíveis (revisar, dúvida, selecionar, imprimir e dificuldade) e também usar marcadores de texto coloridos para destacar trechos de questões;
  • Tem ainda a opção de imprimir as questões com gabarito e seus comentários, além de outros recursos.
Filtros:
Você pode buscar pelas questões filtrando por matéria/assunto, órgão, banca organizadora, data, esfera, nível de escolaridade, tipo de questão (múltipla escolha, verdadeiro ou falso), questões que você errou ou que acertou e busca textual.
Avaliação do desempenho:
Você pode medir seu desempenho em assuntos específicos, em matéria específica e em determinada banca. Também poderá fazer simulados por concurso (prova completa) ou por simulados personalizados por você.
  • Plano gratuito:
Você pode baixar uma versão (não atualizada) que lhe dará acesso a quatro disciplinas: auditoria, administração, direito e enfermagem.
  • Plano pago:
R$ 65,00 para baixar e usar o programa durante um ano.
Pontos fortes: não precisa ter acesso à internet, você baixa o programa e pode usar sem precisar ficar online. Possui uma versão exclusiva para android, que permite o uso em smartphones;
Pontos fracos: as questões não são comentadas.

5. Aprova Concursos


Site: https://www.aprovaconcursos.com.br/
O site conta com mais de 364 mil questões.
Ferramentas:
Você pode escolher entre diversos filtros, além de ter acesso a estatísticas de desempenho, imprimir questões, rankings e gabaritos online, entre outros.
Além disso, o site também disponibiliza uma aplicativo com mais de 280 mil questões de concursos no celular.
Filtros:
Você pode filtrar questões por concurso, disciplina, assunto, banca, nível, ano, modalidade, instituição, cargo, dificuldade, área formação, área de atuação; além de poder excluir questões a partir de diversos filtros disponíveis.
Avaliação do desempenho:
Você pode acompanhar seu desempenho através de um gráfico comparativo por disciplina ou banca.
  • Plano:
O site não possui limite de resolução de questões de concursos e você pode utilizar todos os recursos  gratuitamente. A única restrição ao uso do site é o acesso aos cometários, que estão disponíveis apenas no plano pago.
Clique aqui e confira os planos.
Pontos fortes: você pode responder questões ilimitadas no plano gratuito e as questões são comentadas em vídeo pelos professores do curso, no plano pago;
Pontos fracos: se quiser ter acesso aos comentários das questões terá que optar pelo plano pago.

6. Tec Concursos


Site: https://www.tecconcursos.com.br
Segundo o site, são mais de 140 mil questões, sendo 104 mil com comentários de professores.
Ferramentas:
  • Criação de cadernos usando qualquer tipo de filtro para resolver apenas as questões que quiser;
  • Você pode separar em pastas os exercícios que considerar mais importantes para revisar depois.
Filtros:
Você pode filtrar por matéria, banca, órgão/cargo, ano, área do concurso, escolaridade e questões. Se preferir você pode também remover as questões sem comentários do professor.
Avaliação do desempenho:
Você pode acompanhar a evolução de seu desempenho por matérias, bancas e assuntos, através de gráficos.
  • Plano gratuito:
Você pode se cadastrar e usar o site por 5 dias.
  • Planos pagos:
Pontos fortes: milhares de questões comentadas por professores e você pode ainda optar por adquirir cursos de questões específicas para seu concurso baseados nos últimos editais (assuntos da sua prova, banca, cargo, nível etc.).
Pontos fracos: o preço é um pouco mais alto que os demais.

7. Questão Certa (grátis)


Site: http://www.questaocerta.com.br
O site não informa o número de questões de concursos que possui.
Ferramentas:
Você pode criar vários cadernos e escolher resolver as questões por matérias, por concurso ou por provas.
Filtros:
Você pode filtrar as questões por disciplina, assunto, banca, cargo, nível, ano, órgão, nível de escolaridade.
Avaliação do desempenho:
Você pode acompanhar seu desempenho através de um gráfico comparativo por disciplina ou banca.
  • Plano:
Por enquanto, ele é totalmente gratuito e sem limitações.
Pontos fortes: é gratuito, muito fácil de usar e organizado. Você pode imprimir as questões de concursos, fazer download da prova e do gabarito;
Pontos fracos: não tem comentário de professores.

Como saber qual é o site perfeito para você?

Com tantas opções, a única maneira de descobrir qual é a que melhor se adapta às suas necessidades é testando os sistemas.
A maioria dos sites pagos permite que você teste os recursos disponíveis durante algum tempo para que possa se decidir. Mas, se você não pode pagar pela assinatura pode, optar pelo site gratuito de questões de concursos, que não fica em nada devendo aos concorrentes pagos.
Ao fazer sua escolha lembre-se de verificar se o site possui questões atualizadas do concurso que vai prestar e pense bem no custo/benefício.
E não esqueça: fazer questões é uma parte importante da sua preparação e pode ser decisiva para sua aprovação!
Fonte: https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/questoes-de-concursos/