domingo, 31 de dezembro de 2017

Bastante ou bastantes? Acabe com esse erro comum!


Bastante ou bastantes? Se você estranhou a pergunta, faz parte da grande maioria dos brasileiros. Estamos tão acostumados a usar este termo no singular, que nem nos damos conta de que em certas situações ele deve ser usado no plural.

A palavra bastante é basicamente usada em dois sentidos: significa suficiente ou é sinônimo de muito.

Portanto, uma dica prática é trocar “bastante” por “suficiente” ou “muito”, dependendo do contexto. Se a palavra usada for para o plural (“suficientes”, “muitos” ou “muitas”), devemos usar “bastantes”. Caso contrário, usamos “bastante”.

Ex.: As flores são bastante bonitas. As flores são muito bonitas.
       Temos bastantes livros. Temos muitos livros.
      
Não entendeu? Então confira essa dica novamente na imagem abaixo.

Os usos da palavra “bastante”

A palavra bastante é empregada de diferentes formas. Pode ser advérbio, adjetivo, pronome indefinido e ainda substantivo! Dependendo da classificação dela na frase, poderá ser escrita no plural ou não.

Advérbio de intensidade

Essa é a forma mais utilizada. Tem a função de reforçar e intensificar algo, tendo o significado de “muito”. É invariável, portanto, é usada sempre no singular.

Ex.: Nós comemos bastante. Nós comemos muito.
       Essas flores são bastante bonitas. Essas flores são muito bonitas.

Adjetivo

Como adjetivo, vai sempre indicar algo que já é suficiente ou já está em quantidade suficiente. Quando usada desta forma, a palavra “bastante” é variável e deve concordar com o substantivo que acompanha.

Ex.: Já há bastantes livros na estante. Já há livros suficientes na estante.
       Já tenho bastantes problemas. Já tenho problemas suficientes.

Pronome indefinido

Empregada como pronome indefinido, ela expressa qualidades ou quantidades indefinidas, admite plural e deve ser conjugada de acordo com o substantivo que acompanha. É sinônima de “muito”.

Ex.: Ele tem bastantes amigos. Ele tem muitos amigos.
        Temos bastantes livros. Temos muitos livros.

Substantivo

Se atuar como substantivo, não varia, mas deve ser usada depois de um artigo definido masculino. Tem o mesmo significado que “suficiente”.

Ex.: Nós já comemos o bastante. Nós já comemos o suficiente.


Espero que estas dicas tenham sido úteis para você! Não se esqueça se deixar suas impressões, dúvidas ou sugestões. Comente!

Se gostou do artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos (use os botões abaixo). E se encontrou algum erro, nos avise...

Um abraço e até o próximo artigo!

Fonte: http://pafianos.blogspot.com.br/2016/01/bastante-ou-bastantes-acabe-com-esse.html