quarta-feira, 19 de outubro de 2016

5 Dicas para Manter o Foco nos Estudos

Ás vezes ficamos horas tentando estudar, mas parece que os pensamentos nos levam para outro lugar. Qualquer detalhe do ambiente pode se tornar uma distração. E isso fica ainda pior quando percebemos que o tempo está acabando, pois acabamos nos pressionando para obter a concentração nos estudos.
Alguns fatores podem atrapalhar (bastante) a capacidade de manter o foco nos estudos, principalmente nas tarefas que exigem um nível ainda maior de concentração. Mas então, o que podemos fazer para incentivar o cérebro a se concentrar? Vejam abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar certas distrações e manter o foco nos estudos: 

foco-nos-estudos-

Organização é tudo
Parece uma dica “ok”, mas você perceberá que estudar num ambiente organizado faz toda a diferença. Isso fará com que você pare de dar importância à coisas que não interessam na hora do estudo. Limpe a sua mesa de estudos e deixe apenas o necessário. Outra dica é escolher um local confortável e bem arejado, com uma cadeira adequada e que a temperatura seja agradável (nem muito frio, nem muito quente).
Seja organizado e crie um cronograma com atividades de estudo e prazos para executá-las. Assim será muito mais fácil alcançar seus objetivos, pois você deverá cumprir o que está no cronograma.

Elimine tudo o que não lhe ajudar nos estudos
Televisão? Nem pensar. Música? Deixe para depois. O celular deve ser desligado ou mantido longe, assim como qualquer outro objetivo que pode “roubar” sua atenção. Nem pense em falar “só vou verificar se chegou alguma mensagem”, você sabe que pode olhar depois. Se você deseja estudar, tire aquele tempo para ESTUDAR. Avise a todas as pessoas que moram com você que você precisa de concentração, por isso não pode ser interrompido. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você irá se adaptar e conseguir se concentrar e estudar com mais facilidade.
É hora de pausar
Você não precisa de trancar no quarto e só sair após 5 horas de estudos. Não estude sem descansar, estude com pequenas pausas, necessárias para manter o foco. Quando perceber que a concentração diminuiu, pare por alguns minutos, tome uma água, faça um lanchinho, para poder voltar renovado e com mais vontade ainda de adquirir conhecimento.
Respeite seu tempo
Tem quem prefira estudar de manhã, e também quem pense que se concentra muito mais à noite. Você deve saber em qual horário é mais produtivo, e deixar para estudar as matérias mais difíceis neste período.
Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para estudar melhor:
Leia e escreva
Não se contente em apenas ler a matéria, escreva também para gravar com mais facilidade. É mais fácil entender o assunto e mantê-lo na mente quando escrevemos. Outra dica que faz muita diferença é escrever o assunto à mão em vez de digitar. Pode ser que você não preste tanta atenção digitando, quanto prestaria se fosse escrever.
São dicas simples e que podem auxiliar nos dias de estudo. Tente segui-las e veja se a sua concentração melhora. 
FONTE: www.primecursos.com.br